segunda-feira, 12 de março de 2012

Não "tá" fácil "pra" ninguém...

Fico sempre impressionada toda vez que alguém me fala da dificuldade de arranjar emprego em determinadas áreas. A minha área de trabalho é uma dessas difíceis: Comunicação. Primeiro, porque é sempre mais fácil e barato contratar estagiários para fazer o serviço de um profissional; segundo porque, infelizmente, quase sempre é preciso ter um QI (quem indica) para se conseguir um bom emprego. 
Sempre dá dor no coração toda vez que alguém que fez faculdade comigo, ou que é meu contemporâneo de academia, diz “você não sabe de nada por aí?”, porque quase sempre a resposta é “não!”. E dói mais ainda saber que há tantos bons profissionais sem oportunidade ou subaproveitados no mercado… 
O mercado de trabalho é ferrenho e muito injusto também. Eu acho! Deveriam ser outras as motivações para contratação de pessoal. Sei que ninguém quer colocar para trabalhar em sua empresa um mero desconhecido, sem referência alguma - até porque hoje em dia com as técnicas de marketing pessoal, tem gente que fala que move até montanha para convencer que é bom, mas na hora do vamos ver, o negócio é bem outro -, mas, ainda assim, deveria ser outra. Acho que falta chance para as pessoas mostrarem seu real valor. É claro, que nesse processo o empresário terá a infelicidade de contratar maus profissionais. Mas acho que faz parte. 
Só que se chega no outro lado do moeda: e eu vou perder dinheiro e tempo enquanto encontro o bom profissional? Pode vir a pensar o empresário… E aí eu penso: cri, cri, cri… Tem resposta para isso? Se tem, eu não consegui pensar enquanto escrevia esse texto. Só sei que repito o que falei há um parágrafo: o mercado de trabalho é ferrenho e muito injusto. Quem já conseguiu sua oportunidade, tem que se segurar para não cair e entrar para a estatística dos que perguntam “não tá sabendo de nada por aí?”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário