segunda-feira, 23 de abril de 2012

É muito fácil apontar

Cada vez mais eu tenho chegado a conclusão de que falar - mal! - é humano! Levanta a mão aí quem nunca falou mal de algo ou alguém?! Pois é. Duas coisas me levaram a escrever esse post hoje:

1. O cancelamento de um grande evento de rock que aconteceria na minha cidade esse fim de semana, que gerou mil transtornos para os envolvidos - organização e público.

2. Uma imagem que acabei de ver no facebook sobre pessoas que aparentemente estão sem fazer nada no trabalho, enquanto deveriam estar trabalhando.

Pois bem. Sobre o primeiro assunto, vou tentar ser rápida, porque a confusão já deu o que tinha que dá (meu facebook até hoje é só o povo falando de M.O.A). Moro em uma cidade relativamente pequena comparada a outras cidades do país. Mas é uma cidade quem tem crescido muito nos últimos tempos. Com isso, claro, os serviços prestados e oferecidos deveriam crescer no mesmo ritmo. É, esse é o esperado mas não é bem assim que acontece.

Como disse, esse fim de semana ia acontecer o Metal Open Air, festival de rock que ia reunir um super line up de bandas dos mais variados estilos de metal. O festival foi um fracasso por conta de erros da organização. Na hora, começaram a falar mal, culpando o caos da situação devido ao fato de o evento ser realizado no Maranhão. De fora, de outras partes do Brasil, infelizmente é esperado que haja esse tipo de comentário, pois os brasileiros ainda são muito preconceituosos. Daqui, de dentro da cidade e do estado, eu já acho mau caratismo! Mas é assim mesmo. A proposta do evento era gigantesca e sempre houve quem falasse mal pelo simples fato de que falar mal pode te fazer parecer um intelectual ou entendido das coisas. Como diria o Chaves: que burro! Dá zero pra ele! Falar por falar só faz de você um mala, e nada mais! Pronto, falei!

Sobre o assunto dois e é o que mais quero discutir aqui, acredito que seja a tal coisa da cara de pau mesmo. Quando vamos em serviços públicos, principalmente, sempre nos perguntamos "o que esse infeliz está fazendo com a mesa vazia ali enquanto há uma fila enorme esperando atendimento aqui?". Vai dizer que você nunca se perguntou isso? O 'infeliz' pode até estar enrolando mesmo. Mas na maior parte das vezes, ao trabalho do 'infeliz' não cabe te atender. Por isso, ele pode estar lá parado, ou fazendo qualquer coisa no computador que não pareça com trabalho, por alguma razão que não necessariamente precisa ser o fato de ele ser um preguiçoso vagabundo.

As pessoas tem a terrível mania de apontar o dedo na cara do outro, mas esquecem que tem 4 dedos apontando para si. Meu amigo, às vezes, você, por estar do outro lado e achar que não merece ficar esperando para ser atendido em uma repartição ou empresa, xinga o outro, faz todo um discurso moralista e todo mundo te dá razão e ainda te "curte" nas redes sociais porque você é "politicamente correto".

Ok! Mas deixa ver a maneira como você trabalha... Ou vai dizer que você também não passa hora no trabalho esperando dar os minutos que faltam para acabar seu expediente? Ou quando está com zero de demanda corre atrás de coisa para fazer? E se ele tivesse lendo o site da Filha de São Paulo ou o Globo, ele seria poupado, em vez de estar jogando paciência? Lembra o que eu falei da cara de pau! Pois é! É isso que esse tipo de gente, que aponta e fala sem pensar, geralmente, é!



Aí, alguém posta uma foto como essa no face, acha que está pegando o tiozinho aí no flagra jogando paciência e vem um monte de cara de pau comentar que o cara tem que ser exonerado, que o cara é vagabundo e tudo mais. E você? Pára e pensa um pouco.... quantas vezes você jogou paciência no trabalho? Quantas vezes você abriu e leu notícias que sejam do seu interesse e que não tem nenhum tipo de relação com a sua labuta no seu horário de trabalho? Quantas vezes você fez download de coisas de seu interesse enquanto devia estar trabalhando? Aí se alguém tirasse uma foto e dissesse que você estava agindo com falta de respeito, o que você ia dizer? Juro que eu daria tudo pra saber!

Gente, é muito fácil abrir a boca para falar mal das pessoas, do que as pessoas fazem ou deixam de fazer. Esse cara da foto pode estar sim brincando na hora de trabalho, assim como ele pode não estar! Quando você vê esse tipo de coisa por aí, seja pelo menos proativo e procure alguém da repartição e pergunte o que a pessoa faz e se ela deveria, de fato, estar atendendo a fila enorme, antes de tirar foto, postar no face e pousar de justiceiro. Porque o cara pode estar simplesmente sem acesso ao sistema de trabalho ou pode já ter cumprido a meta diária dele que não inclui algum serviço, que não tenha a ver com atendimento ao público e não ficar posando de "fodão" das redes sociais que dá lição de moral com o que vê de errado por aí...

As pessoas precisam parar com essa coisa de sair "vomitando" opiniões sem parar para pensar antes de falar ou escrever. Essa coisa de liberdade de expressão que as redes sociais reforçam tem gerado uma "sociedade" de gente intolerante e que acha que tem o direito de apontar e julgar os outros.

E antes que pensem que eu estou defendendo esse tipo de situação. Não! Estou apenas mostrando o outro lado, que pode simplesmente ser o que as pessoas que postaram e comentaram a foto nem se quer pararam pra pensar. E por mais que o cara estivesse no horário de trabalho, pergunto: qual direito você tem de reivindicar qualquer coisa, quando você também faz ou já fez a mesma coisa no seu trabalho? Hein?


4 comentários:

  1. UAU.... depois dess foto não vi mais nada... kkkkkkkkkkkk
    Que merda ser pego dessa forma! Ahh não vou mentir, faço isso tb e ainda critico! Aff fui pega sua chata!

    kkkkkkk
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Acho q assim como tantas outras, essa história tem dois lados..
    E vc tá mostrando o lado obscuro da história, através desse seu post..
    É Óbvio q o 'tiozinho' tá MUITO errado (exceto se ele tiver em horário de almoço. etc...)
    Mas vc está coberta de razão..
    usar as redes sociais pra esculhambar o 'tiozinho' é mt fácil..
    Mas qdo se trata de um País cheio de pessoas Hipócritas como o Brasil.. Fica até difícil argumentar..
    Pq, vou te falar... Ô lugarzinho pra existir gente hipócrita né?
    Como dizia minha vó, macaco não olha pra os eu rabo, pq se olhar se assusta..

    Enfim...

    Ameii o post...
    Adoro qdo acho alguém pra explorar o lado contrário de um assunto qualquer...


    Beijoquinhas :*
    Ótima Semaninha ")

    ResponderExcluir
  3. eheh! eu tou a ler o seu blogue!! ;)

    http://pegadafeminina.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  4. Oi Flávia
    Acabei de conhecer o seu blog e gostei muito do post.
    Gosto de ler coisas com conteúdo e bem escritas.
    E o funcionário jogando paciência...... não dá né? Nem que esteja em horário de almoço, porque as pessoas que ficam nas filas se sentem desrespeitadas. É um abuso.
    abraços

    ResponderExcluir