quinta-feira, 17 de maio de 2012

Em tudo, a geração Y é ruim?

Anda circulando pelo ambiente das redes sociais um texto sobre a tal Geração Y, que segundo o autor do mesmo, reúne pessoas multi-tarefas e que se intitulam ser o que, na verdade, não são. Bem, vi todo um burburinho a respeito do assunto, vários conhecidos meus compartilharam o texto no facebook e no twitter e eu, depois de muito resistir, resolvi ler o tal texto.

Eu já sabia que não ia concordar. Acho que essas opiniões julgadoras de verdade absoluta não devem ser consideradas. Opiniões são para ser discutidas, pensadas... e não para sair apontando ou levar as pessoas a apontarem o dedo na cara de outras. Isso é julgamento! Completamente diferente...

Bem, o que eu penso sobre todo esse alvoroço em torno da tal Geração Y é que as pessoas autointitulam-se sim várias coisas grandes, vários cargos grandes, quando na verdade, como diz o autor do texto, são apenas pessoas comuns que escrevem em um blog, ou dono de uma loja, ou dono de uma empresa de copiadoras, ou qualquer coisa pequena... Isso é, de fato, resultado da massificação da informação e da necessidade de títulos que a sociedade em que vivemos exige.

Há um tempo, se você tinha uma empresa, uma loja, ou qualquer coisa de propriedade sua, que lhe trouxesse lucros, você era simplesmente dono de um negócio. Depois, o status subiu para empresário. Hoje em dia isso é ultrapassado: ou você é sócio-proprietário de um negócio que não tem mais que 2 pessoas trabalhando ou é o diretor executivo! Por que? Porque soa mais bonito! Soa poderoso... Dono? É aquele cara que tem uma vendinha na feira! Ele pode até lucrar mais do que eu no fim do mês, mas ele é só um dono! Eu, porque tenho um escritório, cujo meu lucro, só paga o aluguel do mesmo, sou sócio proprietário ou diretor executivo... Cara, no fim, ambos são MICRO ou PEQUENOS empresários. No fim, tudo isso é uma busca absurda por status, pela necessidade de parecer bem sucedido, e antes de apontarem o dedo na cara de um ou outro, é bom olhar para nós mesmos. Porque somos nós que fazemos parte dessa sociedade e se as coisas chegaram neste ponto, é porque contribuímos para isso!

É muito fácil publicar um link desse na internet e dizer: olha como são as pessoas ao meu redor! Cara, você também é assim! Nós somos assim e fomos nós que levam a isso! Todos nós fazemos parte dessa sociedade, todos nós somos assim!

Não me incomoda o que o autor do texto escreveu. Não! Acho que ele está certo e só falou o que tinha vontade de falar! Me incomoda ver pessoas que agem como quem ele descreveu tomarem esse texto como exemplo para apontar uns ou outros e usá-lo como verdade absoluta!

Sobre aceitar ou não que as pessoas se autointitulam, só depende de quem as contrata e de quem as toma como referência. Eu acho que uma das piores coisas que o marketing trouxe para nós, foi o marketing pessoal, porque muita gente começou a usá-lo indevidamente. Conheço gente que diz que faz montanha mudar de lugar, consegue ótimos empregos, ganha altos salários e, no fim, quem faz a montanha mudar de lugar é o funcionário que ganha bem menos que a metade que o cidadão bom de lábia e não leva nem um pouco da fama. Mas, como foi o cara que manja de marketing pessoal que disse que ele que faz a montanha mudar de lugar, o empresário parece fechar os olhos para a realidade e crê naquilo e dá status a esse tipo de profissional.

Não acho que o autointitulamento seja um problema! É um problema para quem não sabe avaliar bem quem contrata! Dizer: eu faço isso, eu faço aquilo é muito fácil. O outro lado, o empresário, tem que dizer; me mostra que você já fez! Quem me prova que você já fez? O cara tem que investigar! Não é acreditar no blá-blá-blá de pessoas que agem de má fé (porque pra mim isso é agir de má fé) e depois ficar decepcionado e sair desacreditando de todos.

Por fim, penso que há um grande número de pessoas que se importam muito com profissionais multitarefas. Sabe o que eu acho? Isso é insegurança! Se eu dou conta de trabalhar com uma coisa de manhã, com outra de tarde e ainda fazer mais alguma outra coisinha de outra área a noite, tem gente que se incomoda. Por que? Porque eu posso tomar espaço delas! Porque elas veem sua gama de oportunidades diminuir. Cara, não reclama! Faz! Levanta a bunda da cadeira e vai descobrir o que de mais você sabe fazer e seja o ser multitarefa ser bom! Saber mais de uma coisa é ruim? Eu acho que não! E o mercado e o seu bolso também não devem achar!

Fica a dica!

5 comentários:

  1. Essas verdades absolutas no geral são massantes mesmo. E concordo sobre sua ótica referente a marketing pessoal, eu mesmo estou cansada de ver pessoas despreparadas atrapalharem a geral só por conta do status,rs
    E posso te falar sobre esse lance de ser multitarefa? O faço por necessidade, mais vou confessar que é bem cansativo, nem sempre o retorno financeiro é válido e o peso se torna muito grande.
    Saí de licensa maternidade à véspera do parto, ficaram duas gurias no meu lugar e o que me acontece quando volto pro quarto? O chefe liga pra falar de trabalho... Juro que isso não é bacana,rs
    Beijinhos
    Nai Melo

    ResponderExcluir
  2. Eu também sou dessas que faz de tudo!
    Eu faço trampo freela de manha, dou aula a tarde e a noite, tenho pós dois dias da semana e ainda tenho vida né haha
    kisses

    ResponderExcluir
  3. Adoramos o seu blog,é maravilhoso e sempre estamos por aqui conferindo todas as novidades.
    Desejamos a vc um ótimo final de semana.
    Estamos com a campanha Google+1 e contamos com a sua participação.
    Super beijos da Glorinha.
    http://sbrincos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Ser multi-tarefas é algo bom para o seu próprio desenvolvimento, na verdade a maioria das pessoas que são multi-tarefas acabam sendo utilizadas e depois são substituídas . O que termos que fazer é saber foca os nossos talentos para as coisas que realmente merecem a nossa atenção.

    Beijos, Bruns
    oentrackformysorrow.blogspot.com

    ResponderExcluir