sexta-feira, 15 de junho de 2012

Sobre cultura, selvageria e peles na moda


Juro que tentei fazer de tudo para não falar de moda nesse blog (até porque tenho um voltado só para esse assunto), mas diante de um super burburinho acerca de um assunto que nunca deixará de gerar polêmica, resolvi quebrar o silêncio neste espaço e falar.

Essa semana está acontecendo o São Paulo Fashion Week, maior semana de moda do país, e o uso de peles por muitas fashionistas trouxe à tona outra vez a discussão acerca do quão ético e humano é esta prática. Antes de qualquer coisa quero que fique claro aqui uma coisa: eu sou CONTRA  o uso de pele de animais e qualquer violência contra animais.

Porém, creio que haja uma militância extremamente radical em determinados casos, porque do muito que já li, vejo pessoas que “atiram a pedra” insandecidamente contra as outras, sem parar para pensar um pouco antes.

Gente, de onde nós viemos? De seres que para sobreviver precisavam caçar para comer, para se vestir... Óbvio, que a medida que fomos evoluindo, fomos deixando para trás determinados hábitos e sendo menos selvagens. A questão é que determinadas práticas são culturais. Ou você acha que em algum momento da existência humana a sociedade deixará de ser, por exemplo, machista? Não vai não, gente! Porque isso é algo cultural. É algo que nos é passado de geração para geração, e por mais que haja quem milite contra – e sempre haverá e tem de haver! – mudar será difícil e muito improvável.

Mas claro, não temos que nos conformar com a situação e ainda permitir que animais sejam mortos para fazer a vontade de mulheres e homens que querem manter uma imagem fashion e exaltam a beleza. Acho que todo esse debate acerca do assunto é muito válido, porque nos faz tomar posição diante do se se é contra ou a favor. Como disse, eu sou contra, mas infelizmente já me vi em situações em que sei, que mesmo que, indiretamente, usei produtos de beleza, por exemplo, que foram testados em animais. Porque a marca de quem eu compro, pode até não fazer os testes, mas uma de suas fornecedoras, por exemplo, pode ter testado um produto ou outro em animais. E aí? O que fazer? Eu vou ser radical ao ponto de dizer: não uso mais nada porque tudo é testado em animais? Bem, se o pensamento lógico for esse, eu também vou deixar de comer carne, peixe, aves, porque a morte de um animal desse para fins de alimentação são bem cruéis também! E aí? É assim que é para ser?

Mais uma vez serei redundante e repetirei: não estou defendendo o uso ou teste em animais, só penso que seja necessário repensar essa política de ataque a essas práticas. Julgamentos não levam a conscientização. E eu acho mesmo que hoje, no presente, não consigamos muito. Acho que a possibilidade de se desenvolver uma nova consciência poderá surgir com nossos filhos e netos, porque podemos e devemos educá-los, desde já,  para que tenham a clareza de que usar pele de animais é sinônimo de selvageria, é desnecessário e não deve ser usado de maneira alguma. É muito fácil criticar a família real inglesa que tem a prática aristocrática de reunir-se para caçar, já que você não nasceu em meio aquela cultura. Se eles foram educados assim, desde criancinhas, difícil será tirar da mente deles que aquilo é legal. Mas não é impossível! Certamente, os mais velhos não terão a disposição para abrir a mente e repensar essa prática da família. Mas, pode ser, que um integrante mais novinho da família, consiga, por meio de acesso a informação e educação também, pensar: não, eu não quero ir para caçada, porque não acho legal! E se ele pensa assim certamente os filhos, netos e afins, também poderão vir a pensar.

Enfim, acredito que toda a dificuldade para se chegar a um consenso sobre este debate está na maneira correta de abordagem, em se rever a necessidade de manter determinadas práticas culturais e, infelizmente em algo que penso não ter jeito, no capitalismo! O ruim de tudo é que se isso for mal conduzido ou ainda que seja conduzido da maneira como defendi aqui, penso que, até chegarmos a essa consciência, muitos animais estarão extintos e para recuperar o tempo perdido pouco poderá ser feito. Agora, sobre recuperar isso no presente, eu sinceramente penso ser impossível.

Para não me estender mais sobre o assunto, deixo dois links que penso serem bem explicativos sobre uso de peles e sobre teste em animais, sendo que considero o último o mais coerente.
E vocês? O que acham?


P.S.: Passei um tempão sem aparecer por aqui, né?! Mas como já expliquei, o Vixi já falei é para momentos em que eu me sentir provocada, incentivada, enfim, que algo me faça querer emitir opinião sobre algum assunto. E digamos, que até então, nada andava me provocando!

20 comentários:

  1. acho que a pele "original" hoje em dia pode ser evitada pois temos milhões de possibilidade de uso sintético. Acho pele em qualquer sentindo e de qualquer forma algo "feio" e nada estético!! As pessoas só usam as "originais" para aumentar o seu ego. Não concordo com testes em animais e acho isso errado mas eles são animais criados em laboratórios que nunca sairam ou sairão do laboratório algum dia né? Eu como carne e é tão horrivel quanto a hr em que vão matar o boi, frango, peixe. não sei se tenho uma opinião formada sobre tudo isso, ainda preciso pensar mais. Mas a pele é algo que eu não usaria, mas estaria sendo hipócrita em "cair em cima" de alguém que usa, sendo que eu também como carne? Bom, pelo menos não é para aumentar meu ego que eu como carne né? hahaha e eu acho que a sociedade um dia vai deixar de ser machista!!! beijos www.carolbarros.com

    ResponderExcluir
  2. Hi dear!
    I love all you're blog, I follow u!
    A lot of kisses, http://zapatodetacon.blogspot.com.es/

    ResponderExcluir
  3. olá, vim te convidar para dar uma passada no novo canal no youtube dos Garotos Modernos, com o melhor conteúdo sobre a moda que te agrada beijos...
    http://www.youtube.com/user/BoysModern

    ResponderExcluir
  4. segue meu blog vou seguir o seu tbm www.crenamoda.blogspot.com.br
    bjos e se precisar estarei akii

    ResponderExcluir
  5. Eu não sei porque insistem com esse tipo de ato.
    voltem a usar somente peles sintéticas w.w



    Se puder deixa um comment lá no post novo (e do seu próprio signo, se quiser)
    www.diademegalomania.blogspot.com

    E claro, dá uma força seguindo de volta <3
    valeeeu

    ResponderExcluir
  6. Eu acho um absurdo nos dias de hoje, em que as pessoas lutam tanto pela sustentabilidade, ainda tem que ser comentado sobre um assunto desse. Isso já devia ter sido extinto FAZ TEMPO! Tão triste para os bichinhos... :(
    Bjs, Thá.
    http://consumisse.blogspot.com
    @thaharaujo

    ResponderExcluir
  7. Oi querida, adorei seu blog! Depois passe no meu para conhecer!!!

    Beijinhos

    http://bistrodamoda.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Concordo com a Thaís, acho completamente absurdo falar sobre esse assunto nos dias de hoje... Acho que nem devia ser discutido!
    E acho que comparar quem usa a pele do animal com quem come não tem muita coerência... Matar para comer faz parte da cadeia alimentar e essa é a lei da vida no reino animal!
    Agora matar um bicho só para arrancar a pele é completamente diferente, não é questão de sobrevivência, é questão de vaidade... Sem contar que tem as peles sintéticas que podem ser substituidas... Agora, sobre os animais criados em laboratorio para teste, não tenho uma opinião formada... Não sei se é tanta maldade pq eles foram criados para isso e também acho que seria hipocrisia da minha parte dizer que gostaria de ser cobaia no lugar de algum animal... Aliás, acho hipocrisia da parte de qualquer pessoa!
    Acho que a questão toda em relação as peles é a falta de precisão... Eu preciso comer carne e eu preciso que um produto seja testado antes de compra-lo! Mas, eu não preciso de uma pele pra sobreviver...

    Beijos!

    http://dai-demulherpramulher.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oie, visitando pela 1° vez *_* e me #apaiXonei, seu blog é lindo e com um conteúdo ótimo!! Eu concordo com você, eu uso as peles "de mentirinha" e fica o mesmo estilo, não muda nada!
    Já estou super te seguindo, espero que goste do meu cantinho o quanto eu in love o seu!!
    Venham me fazer uma visita, pra gente *tricotar mais :D
    besos Alih
    www.blogjuntandoostrapos.blogspot.com
    @juntandostrapos

    ResponderExcluir
  10. Concordo contigo! eu não uso peles, não gosto nem das falsas
    por causa de tudo isso.
    bem, gostei do seu blog.


    beijos
    www.amademoiselle.tanlup.com.br
    loja virtual bijus

    ResponderExcluir
  11. abuso sem fim absurdo total a gente come pq precisa OK mas matar tirar a pele e ai o resto não tem uso gente ! è o cumulo!

    ResponderExcluir
  12. Eu sou totalmente contra ao uso de peles naturais... acho que o homem não tem nenhum direito de tratar tão mal assim esses animaizinhos por puro sentimento capitalista, ne?!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  13. Que horror!!!!!

    http://estilohedonico.blogspot.com.es/

    xoxo

    ResponderExcluir
  14. Arrasou!! adorei o Post, Aproveito pra convidar a participar no Sorteio do meu blog também ;)
    www.alinexiloca.com
    Bjuuus

    ResponderExcluir
  15. Adorei! Parabéns pelo blog e por sua dedicação, espero a sua visita, e participe dos sorteios *-*'

    http://larissacanziani.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Bom post!!!

    http://estilohedonico.blogspot.pt/

    xoxo

    ResponderExcluir
  17. .



    Amigo é melhor que dinheiro,
    mas tem alguns que nos dei-
    xam na lona.

    Amanhã, no blog do Palhaço
    Poeta.


    silvioafonso







    .

    ResponderExcluir
  18. Obrigada pela visita!
    agoratopronta.blogspot.com.br
    Xoxo, Van <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola vamos trocar seguidores.
      .http://rametla.blogspot.com.br/p/blog-page_22.html

      Excluir
  19. Como tem gente maldosa..
    http://rametla.blogspot.com.br/p/blog-page_22.html

    ResponderExcluir