sábado, 23 de fevereiro de 2013

As pessoas querem ter opinião, mas não receber opiniões

Outro dia, li em algum artigo pela internet que, na atualidade, as pessoas se escondem atrás de um login, de uma arroba e acham que no mundo virtual elas vivem outra vida. Portanto, vê-se tantas desavenças, xingamentos, críticas e por aí vai nas redes sociais. O problema é que muitas das vezes as pessoas esquecem que aqueles usuários da rede com quem elas estão discutindo - nem sempre civilizadamente- num facebook, num twitter, num instagram são seus amigos, colegas de trabalho, conhecidos de vida real, que vão encontrar no dia seguinte às sete da matina, no ponto do ônibus, na sala do trabalho, na aula da faculdade, no almoço de família... E a relação da vida real, como fica pós discussão em redes sociais?

Confesso para vocês que  esse é o questionamento que eu sempre me faço quando vejo "barracos" na web! E é impressionanente como a cada dia essas confusões em redes sociais aumentam. Fico chocada quando vejo gente que cria perfil fake para alfinetar, detonar um amigo ou uma pessoa que a criatura nem conhece, mas sente inveja porque a pessoa é rica, ou é bonita, ou é conhecida, ou é tudo isso junto! E, às vezes, nem precisa criar perfil fake. A pessoa vai com seu "nominho" e sua "fotinho" e larga um comentário recalcado na foto do fulano(a). Não sei vocês, mas eu sinto muita - e MUITA mesmo -  vergoha alheia desse tipo de coisa!

Ok! Não vou ser hipócrita de chegar aqui e dizer que nunca entrei em barraco de internet. Já! Já vivenciei alguns. Mas, digamos que, a experiência, faz você ver as coisas de outras maneira. Participei do primeiro, participei do segundo, no terceiro, que foi um barracão mesmo, eu tomei uma decisão: não publico mais o que eu penso nas redes sociais! E assim fiz por alguns meses! Até que um dia eu parei e pensei  "perai, isso aqui é um espaço justamente para isso e dane-se quem pensa diferente; no meu canto, eu posso falar o que eu quiser, não é não?". E assim voltei a publicar algumas ideias, pensamentos, opiniões nas redes sociais.



Foto do Instagram da @gabrielapugliesi, que foi "massacrada" por estar comendo carne de vitello. Como ela não deu importância aos comentários dos "defensores" dos animais, foi atacada - mas também defendida - por muitos usuários.  Foram mais de 150 comentários, acompanhados de alguns unfollow de seguidoras que eram defensoras dos animais.


A realidade é que hoje em dia o simples fato de você ter opinião é motivo de polêmica. Essa coisa de as pessoas saberem o que você pensa de verdade sobre um assunto é relativamente nova para todo mundo. Ou vocês se lembram de há 10 anos saberem o que o vizinho do 4° andar achava sobre desarmamento? Se a gente não sentasse para conversar e debater um assunto, jamais saberíamos o que uma pessoa comum na rua pensa sobre assunto A ou B. Mas hoje, tudo é diferente. Eu sei o que fulano, que eu nunca vi na vida, pensa sobre um assunto altamente polêmico e me deparo com declarações preconceituousas em uma publicação sua na rede social. Aí, eu, pessoa que discordo daquilo, vou lá na publicação de fulano que eu nunca vi, mas é meu amigo na rede social e faço um contraponto a opinião preconceituosa de um usuário que também comentou a publicação. Aí, essa pessoa se sente ofendida e me detona! Eu vou lá e dou outra resposta. Aí, vem outra pessoa, que simpatiza com aquele que me detonou, e reforça o comentário do cara me atacando. E eu, que simplesmenmnte - ou não! - quis mostrar um outro lado da questão (uma outra opinião), acabo sendo massacrada na rede social, pelo fato das pessoas não saberem algo que é extremamente importante: opinião não se discute! Ou se discute, civilizadamente! Se aceita!

Pessoal, as coisas estão perdendo o sentido! As pessoas querem nos obrigar a seguir as ideologias delas e se eu disser que eu não concordo com aquilo, eu sou o filho de Satanás na Terra! Que é isso, gente? Onde nós vamos parar? Às vezes, eu até penso que já podemos falar em selvageria na web diante de algumas situações dessas. As pessoas não aceitam receber um unfollow. Elas querem tomar satisfação! Elas não aceitam que você tem opinião! Mas elas querem que você aceite a opinião delas e mude porque elas acham que a opinião delas é a certa.

A pergunta que me faço é: quem está certo? quem está errado? Porque assim como eu posso justificar que eu penso X e ponto final; a outra pessoa pode justificar sua crítica dizendo ela pensa Y e ponto final! E aí? Quem está certo? Quem está errado?

Eu não sei! E não sei nem se um dia a gente vai chegar nessa resposta. Só sei que eu sinto muita falta de uma coisa na rede social: educação! Acho que as pessoas acabam traduzindo em seus comentários um pouco do que são. Quando comedidas, respondendo com calma, sem agressões, são educadas. Quando atacam, criticam negativamente, xingam e falam como se estivessem esbravejando, são mal educadas. Eu acho que assim como no nosso dia-a-dia nós precisamos ser civilizados e educados para a vida em sociedade, nas redes sociais, na internet, é necessário o mesmo. Só ainda não se popularuizou esta necessidade! Já está mais do que na hora, não acham?!





26 comentários:

  1. Nossa... tudo o que eu precisava ler.. já fui muito 'lesada' por causa disso... mas fazer o que? Quem não aceita opinião alheia, para mim é ignorante.. respeito todas e jamais perderia uma amizade por alguém crer no oposto! Mas a vida é assim... e um dia, todas essas pessoas que não tem a mente aberta para o mundo, aprende.. por bem, ou por mal!
    Amei demais aqui!

    Beijos gatona, sucesso sempre!

    ResponderExcluir
  2. So stunning!

    Why don't we follow each other? :)

    XOXO,
    Monika

    ResponderExcluir
  3. Affff... Que triste isso!!
    DA UMA PASSADINHA LÁ NO BLOG QUE A GENTE DESVENDOU OS MISTÉRIOS DOS HOTHEADS!! ;)
    Deixa um recadinho para a gente ;)
    aaahh, e não esquece do sorteio maaara do Maxi Hair (ele é excelente para quem quer cabelão e unhas super fortes)
    ;** beijinhos!!

    ResponderExcluir
  4. Aliás hoje não estamos nem podendo mais citar nossas opiniões porque somos esculachados !!!
    Não é só você que não cita suas opiniões não...eu também parei....!!!
    As pessoas estão muito egoístas!!

    Adorei o blog!!!

    Beijoss♥
    http://mundinhodapam.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Eu acho um saco esse povo barraqueiro que entra no IG dos outros para detonar.
    Deveriam fazer algo útil ao invés de criticar.
    Abomino essas coisas.
    Bjos,
    Carol

    ResponderExcluir
  6. Já sofri isso em uma comunidade pq não tinha a mesma opinião, e fazer o que neh? Cada dia mais as pessoas estão intolerantes, quanto ao primeiro print sou suspeita pra falar sou vegetariana, e todos os animais humanos e não-humanos merecem ser respeitados. O ser humano fala tanto de igualdade, mas só pensa na sua própria espécie, como esperar um mundo melhor se não consegue respeitar o mais fraco?
    Passa no meu blog que vai ter sorteio: http://vanessamonique.blogspot.com.br/2013/06/sorteio-4-lindas-bijouterias.html

    Beijão

    ResponderExcluir
  7. Concordo inteiramente com você, respeito é a essência do bom convívio em sociedade!
    parabéns pelo post!
    bjsss

    ResponderExcluir
  8. Oi Flávia chegando aqui hoje e este assunto é polêmico, bom eu não tive nenhum barraco nas redes sociais até hoje, e nem tive porque ter, eu me abstenho de dar muita opiniões nas redes sociais, quando acho alguma coisa ou quero manisfestar minha opinião tento fazer no blog mesmo, exemplo eu li um livro não gostei, falei o porque e muitas pessoas descordaram de mim, porém como são minhas leitoras queridas, foi muito cordial e eu as entendi, embora minha opinião a respeito da autora do liro não tenha mudado.
    Fujo de barracos, outra vez assim que eu gravei meu primeiro vídeo para o blog, percebi que no facebook, uma blogueira a qual eu gosto muito publicou um post em que ela falava que ia fazer vídeos, como se estivesse dizendo para as pessoas em comum que nós tínhamos olha eu vou fazer, mas não estou copiando a fulana, eu até comentei no pos posts dela, tentando mostrar civilização e que o mundo esta ai para quem se atreve, mas percebi no futuro que ela não gostou deu ter gravado primeiro, creio que ela pensa que eu a copiei só pq eu não tinha expressado esta vontade antes, porém meus vídeos já estavam gravados, e mesmo que não estivessem quem foi a primeira blogueira que gravou vídeo MEUS DEUS rsrs, mas preferi me fazer de rogada não vou ficar debatendo besteiras na internet, deixa isso para quando for um assunto mais sério né.

    bjs

    Gélia

    ResponderExcluir
  9. Falo tudo gata'
    Segundoo.


    http://superdyvas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Acho que respeito é uma palavra chave nesse sentido. Seria bom se as pessoas respeitassem as opiniões alheias e, se fossem discordar, que o fizessem eduacamente... é uma pena mesmo que nem sempre é assim... ótimo post!

    Passando para desejar um ótimo dia!
    Liz<3
    The Red Lil' Shoes Blog
    http://theredlilshoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olha, as pessoas sempre querem que a vida das outras sejam como elas querem. Ou seja falta do que fazer isso, é querer se meter em tudo, se a pessoa colocou uma foto ou fez alguma atitude online que você não gostou, ñ precisa reclamar, xingar ou ficar criticando, ignore e pronto, a vida será bem mais facil.
    Eu quando vejo determinadas coisas, rio ou faço cara feia, mas barraco aii é de mais. afff

    Beijão, beauty-habits.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Antes de mais nada parabéns pelo blog e pelos posts. Eu tempos de internet e rapidez, ler opiniões realmente sensatas e com conteúdo é bem dificil.
    Acho que hoje em dia qualquer um, em qualquer parte do mundo se julga "expert" em algumas coisa, apito para meter o bedelho onde não deve... isso é bom, acho que até certo ponto sim! Liberdade, democracia...
    Mas acho que o respeito e principalmente a coerência estão se perdendo... uma pena.
    parabéns

    bjs
    Priscilla

    http://www.styledchicas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Já dei um "descurtir" em várias páginas do Facebook e já parei de ler muitos blogs por causa desse tipo de comportamento: gente barraqueira.
    Posso citar um exemplo? Blogueira Shame uma vez publicou, com um texto bem depreciativo, uma foto de uma moça que hoje tem um blog conhecido sobre beleza/maquiagem/moda, mas antes fez uns trabalhos como modelo e tirou fotos pra uma marca de roupas de sex shop. Eu comentei dizendo que aquilo era desnecessário, que a vida anterior da moça era problema dela e que ela não tem obrigação de relatar esses detalhes a ninguém, e recebi uma enxurrada de críticas. Veja, eu não estava propriamente defendendo ninguém, nem sigo o blog da menina, mas de repente eu tinha virado a "advogada da fulana, cheia de argumentos", quando só falei que expor e humilhar uma pessoa daquela forma era dispensável.
    Então, ser sensato é ser motivo pra ser gongado, e foi quando eu achei melhor guardar minhas opiniões e largar pra lá gente que tem comportamentos com os quais eu não concordo.
    E, posso falar? A Pugliesi mereceu os unfollow.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  14. Tive sérios problemas para sair do seu blog. Simplesmente perfeito. É mágico quando temos essa troca imediata de opiniões em comum! E claro.... eu também NÃO SEI ESCREVER POUCO.
    E quanto ao texto, prefiro nem comentar, pois dispensa comentários!
    Parabéns, apenas! Mil beijos!

    ResponderExcluir
  15. Amiga ótimo texto.
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Quanto tempo nao ha veijo deleitar das minhas postagens....confesso sinto falta das tuas andaças por lá.....Sem mais passei pra ver quao linda continua seu espaço....estou a te convidar a fazer parte do meu www.uanderesuascronicas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Ahh não compreendi essa polémica por causa de um bife. Eu entendo as defensoras dos animais mas ninguém pode impingir ideologias a ninguém. E as pessoas têm de começar a tolerar melhor as opiniões alheias, mesmo que não sejam iguais às suas.
    Admiram-se tanto que haja guerras por causa de assuntos como religião mas afinal de contas há guerrilhinhas por causa de coisas tão mais simples como um bife.
    Sem querer ser rude para as defensoras dos animais (que eu também sou, apesar de comer carne) comam o bife e acaba-se o assunto xD

    ResponderExcluir
  18. Barraco caindo solto oO aiai heheh

    Beijinhos,
    www.taislany.com

    ResponderExcluir
  19. .

    Você é decidida, hem, criança?
    Eu já estou no capítulo 8 e já sei,
    portanto, o rumo que vai a coisa.
    Encantar-me-ia, no entanto, o que
    você lá dissesse e não o que farão
    as personagens do conto que eu
    conto.

    Um beijo nas duas faces.

    Espero você lá, no meu blog.

    silvioafonso





    .

    ResponderExcluir
  20. Olá, Flavia, como vai?

    Para mim, há dois exageros, um no mundo real e outro no mundo virtual. A maioria esmagadora das pessoas é completamente hipócrita nas relações tete-à-tete, porém, nas redes sociais, mostram o que realmente são, achando-se erroneamente protegidas. As duas situações precisam ser balanceadas: Menos falsidade presencial e menos agressividade virtual.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  21. Olá, não conhecia seu blog!
    Bacana o que vc postou! As pessoas se sentem muito livre nas redes sociais, por isso expressam muito do que pensam.. Já fora do mundo virtual, existe muita demagogia, hipocrisia.. Não conseguem ser o que realmente são!

    Legal ter levantado esse tema!

    Tem post novo lá no Escrito de Batom, com opções de similares dos batons lindos da MAC!
    Bjos e uma ótima semana!
    =)

    ResponderExcluir
  22. Passei para visitar seu cantinho já estou seguindo venha visitar e seguir o meu também.
    bjsss
    http://fernandacaterina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Hello Dear <3 Great post and your blog is wonderfull ! <3
    Maybe we can follow each otcher via GFC or facebook? http://kasjaa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Olá Flávia, prazer!

    Eu te vi lá no blog da Betty Gaeta e resolvi entrar no seu perfil e te conhecer, e vi que somos colegas, sou jornalista. A internet nos proporciona tantas coisas boas, né?! Fez o mundo ficar um ovo com a globalização, mas tem sempre alguém para nos mostrar que sempre existe o outro lado... Enfim, sou escritora e a cada ano de livro publicado fui me acostumando aos haters, embora graças a Deus sejam poucos e esporádicos, mas resolvi que não dar eco para maluco é a melhor opção realmente. As pessoas perdem a noção de tudo em uma facilidade incrível nas redes sociais... é impressionante. Seguem pessoas sem gostar delas, sem admirar seus trabalhos, sem gostar de nada... sempre acho que fingem não gostar, enfim.
    Beijo, beijo!
    She

    www.escritorasheilamendonca.blogspot.com.br

    ResponderExcluir