quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Inveja na rede

Ontem entrei rapidinho no twitter e me deparei com este comentário do humorista  Evandro Santos:
: Não sei se inveja mata, mas só sei q ela aparece muito em comentários anônimos na internet…”
E é claro que eu retuitei, porque quem tem blog e perfis nas mais diferentes redes sociais da web, sabe bem que todo o cuidado é pouco na hora de postar uma informação. 
Quem tem blog, principalmente, sabe muito bem disso! Quando se trata de blog de moda, então… hum… nem se fala!
Eu tenho um! E diferente de algumas blogueiras com quem convivo, sempre as via falando sobre pessoas - anônimas - que entram em seus blogs e deixam depoimentos agressivos e maldosos contra as meninas. Eu nunca tinha passado por isso. Até que um dia, depois de participar de um  grande evento de moda aqui na minha cidade, a ira dos invejosos… hauhuaahua… se manifestou no Digo por aí. 
O que eu fiz? Nem liguei!
Na verdade, eu respondi para a pessoa na maior educação o que ela queria saber. Mas, é claro, que a vontade que dá é mandar a pessoa ir tomar naquele lugar.. mas a gente tem que manter a classe, né?! Talvez não! Mas cada um sabe de si.
O que realmente me intriga nesses casos de gente que se esconde atrás de fakes e da opção Anônimo para difamar as pessoas em blog ou em redes sociais é o porquê disso tudo. Na boa, gente, se eu não gosto de uma coisa, eu nem perco meu tempo acessando algo que não curto. Para quê? O que eu vou ganhar com isso? O que eu vou ganhar difamando alguém em um blog ou em uma rede social se a pessoa nunca me fez nada e eu, possivelmente, nem a conheço? Eu sinceramente não compreendo! Acho absurdo. Acho babaca. Acho inútil!
A maioria dos blogs possui a opção de moderação de comentários, que permite ao blogueiro a opção de só publicar aquilo que ele aprovar. Mas se não bastasse isso para o direito que nós temos de não querer que comentários maldosos sejam publicados nos nossos blogs, surgiram também blogs que difamam blogs e blogueiras por aí. Tudo bem se fosse apenas uma “equipe” dos blogs fazendo essa seleção do que entra no “conteúdo” deles. Mas a maioria dá a opção dos leitores interagirem e mandarem as sugestões de postagens. Aí, os anônimos, que lançam seus comentários maldosos pelo simples fato de ter inveja dos blogs e blogueiros, alargam suas opções de difamação. Super situação chata!
Outro caso, que talvez nem sempre se encaixe na opção de inveja na rede, mas que também é bem chato, é quando você posta mensagens em redes sociais e algumas pessoas aproveitam o post para dar lição de moral. Mais uma vez eu pergunto: Para quê? A troco de quê? E mais uma vez eu respondo: eu não compreendo! Mas nesse caso, eu já acho que é uma necessidade de se “mostrar”, de parecer “politicamente correto”, de soar como um intelectual…
Sabe o que isso significa para mim? Que esse tipo de pessoa ainda não descobriu que, na verdade, é uma chata, que busca por atenção a qualquer custo… Ou no mínimo, é um enxerida(o), para ficar “curiando” a vida dos outros e se metendo no que a pessoa acha ou deixa de achar.
As ferramentas de interação da web talvez tenham sido criadas com outro fim. Claro que a finalidade é a interação, óbvio! Só acho que as pessoas acabaram se desvirtuando desse sentido de interação. Entendo o caráter democrático das redes sociais, mas o grau de interação, a visibilidade que as coisas que nós, usuários da rede, publicamos, ganha hoje, faz com que algo que, antes era diversão e lazer, torne-se algo chato, cansativo, em que precisamos nos tolher o tempo todo, preocupados com a repercussão que vai ter ou com o que vão pensar ou como vão nos replicar. 
O complicado é saber que esse fenômeno da interação e da interatividade nas redes sociais está só começando. E que hoje, que ainda é o começo, as coisas convergiram todas para uma única plataforma e a atenção e publicidade que tudo ganha é absurdamente ampla; há horas em que dá vontade até de retroceder: esquecer que se vive em um mundo conectado, em que todo mundo sabe onde estou, o que eu faço, o que eu digo, e por aí vai… e voltar a se preocupar apenas com as fofocas e inveja dos vizinhos da rua, dos colegas de trabalho, da escola… enfim… preocupar-se com a inveja do mundo real, da qual a gente até tem como se esconder; e não a esta somar a do mundo virtual, que em questão de segundos, está exposta para milhares de pessoas, ainda aumentando a quantidade de olhos grandes em cima de nós. 
Tenso, né?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário